top of page
201026_111448Stein_VivaFoto_e.jpg

viva foto photography

fabio del re and carlos stein

contemporaneo,
sempre
exhibition

IMG_3512.jpg

nathalia duran photography

201026_105759DelRe_VivaFoto_e.jpg

viva foto photography

fabio del re and carlos stein

planta.png

0

5

15

plan

0

1

5

10

contemporâneo,
sempre

porto alegre

exposição

A exposição itinerante Contemporâneo, Sempre, ocorrida em São Paulo e em Porto Alegre, nos respectivos edifícios do Farol Santander, apresentou um panorama de 70 anos da arte brasileira, a partir de obras do acervo do banco Santander. Com curadoria de Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim, estava dividida em 3 núcleos – abstração, retrato e paisagem, e contava com trabalhos de grandes artistas como Volpi, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Tomie Ohtake, Claudia Andujar, entre outros.

A mostra em Porto Alegre contava com um espaço radicalmente diferente do espaço de São Paulo. Um espaço mais amplo, porém, não menos desafiador. Em POA, a exposição ocorreu no mezanino do Farol Santander Porto Alegre – um edifício eclético, com elementos predominantemente neoclássicos. Embora os espaços fossem completamente distintos foi mantida a linguagem do projeto, pelas cores e pela volumetria proposta.

A expografia, aqui, era composta por 2 planos segmentados e paralelos - um azul e outro vermelho – que formavam um extenso trajeto ao longo de todo o perímetro do mezanino. Os painéis ora se afastavam, ora se aproximavam, produzindo vincos e dobras no espaço, criando um percurso dinâmico, com diferentes perspectivas e composições. A relação entre as cores, posicionadas frente a frente também contribuía para a percepção das obras.

2020
Porto Alegre
Farol Santander
curated by
Agnaldo Farias and Ricardo Ribenboim

exhibition design Adriana Yazbek
team Alexandre Lins, Luiza Amoroso, Luiza Ho and Nathalia Duran
production Base 7

lighting design Mingrone Lighting
photography Viva Foto | Fabio del Re and Carlos Stein

bottom of page